Qual o momento ideal para revisar a minha Audax?

Confira as dicas para manter seu pedal seguro e prolongar a vida útil da sua bike.

Postado por AMÁLIA SARAIVA, em 18/06/2020 às 10:06

Manutenção de uma bicicleta Audax feita por mecânico profissional. Foto: Reprodução.

 

Adquiriu sua nova Audax e não quer vacilar com os cuidados da sua máquina? Ou quando você pedala, sempre dá vontade de correr direto para a revisão? 

Os cuidados com a bike são, na maioria das vezes, negligenciados por grande parte dos ciclistas que acabam optando pela manutenção “caseira”.  Esquivar-se de um mecânico profissional pode prejudicar a performance e segurança no pedal ao realizar uma manutenção de forma incorreta, que também leva à redução do tempo de vida dos componentes da bike.

Por que revisar e como fazer?

Como comentamos anteriormente, uma boa revisão da bicicleta evita acidentes e conserva uma boa performance para o ciclista. Cada componente da bike possui seu tempo de utilidade, que varia de acordo com o uso e tipo de bicicleta (mtb, road, cyclocross, gravel, entre outros). O ideal é verificar regulamente, antes e após o pedal, componentes como garfo, shock, freios e conduítes, levando ao mecânico sempre que identificar danos ou barulhos “anormais” na sua bicicleta. Confira baixo as dicas para cuidar bem desses componentes.

Manutenção de garfo e shock

  • Antes do pedal:

- Inspecionar todo o exterior do garfo/amortecedor para avaliar danos. O amortecedor não deverá ser usado se qualquer peça exterior parecer danificada.

- Verificar se a pressão na blocagem de roda está adequadamente ajustada e apertada.

- Verificar o ajuste da caixa de direção.

- Faça um teste de funcionamento, em terreno nivelado, para avaliar se todos os cabos e tubos flexíveis de travões estão corretamente fixados.

  • Após o pedal

- Lave o exterior apenas com água e sabão suave. Nunca utilize jatos de água pressurizados. 

  • Regularmente

- Verifique as regulações de amortecimento e de retração (sag).

  • A cada 125 horas ou 12 meses (ou o que ocorrer primeiro)

- Manutenção completa com inspeção interna e externa.

Manutenção de freio hidráulico

-  Verificar a aderência do freio, analisando se o curso do manete está maior e folgado, de forma que o tempo de frenagem se torna maior.

- Fique atento ao bom funcionamento do freio. Geralmente, as Mountain Bikes costumam utilizar o sistema de frenagem com mais frequência, merecendo uma maior atenção manutenção.

- Verificar as pastilhas do freio.

- Nunca, em hipótese alguma, jogue óleo no disco de freio. O óleo pode danificar o disco, prejudicando seu funcionamento e aumentando a chance de acidentes. 

- Realizar a limpeza do disco de freio com água e sabão suave, deixando secar naturalmente.

- Antes de pedalar, vistorie os conduítes de freio hidráulico para identificar possíveis cortes ou buracos que podem drenar o óleo, perdendo eficiencia ao freiar. 

Independente dos cuidados diários, é de extrema importância realizar revisão em um mecânico profissional. Cuide de sua Audax e viva muitas aventuras com conforto e segurança.

BIKES PARA COMPARAÇÃO