Dia Mundial do Meio ambiente: a importância da consciência ambiental na prática do ciclismo
Menos poluição, economia no consumo de combustíveis e manutenção da qualidade de vida são alguns dos benefícios
Postado por IMPRENSA, em 05/06/2023 às 12:06
O dia Mundial do Meio ambiente, foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 5 de junho de 1972. Desde então, realiza-se na mesma data uma conferência anual para discutirem as pautas ambientais por todo o planeta.
Com a evolução da tecnologia, a sustentabilidade e a consciência ambiental, são assuntos que preocupam a sociedade atual, que busca meios de reduzir danos e equilibrar a manutenção do meio ambiente, como afirma a técnica em Meio ambiente Lívia Ferreira. “É cada vez mais necessário buscarmos hábitos que aliem a manutenção do nosso bem-estar. O meio ambiente está diretamente ligado a essa questão. Dentro dessas práticas, o ciclismo surge como uma solução de promoção de saúde, qualidade de vida e preservação do ecossistema, reduzindo o uso de automóveis e promovendo uma prática menos poluente”, relata.
Com a prática do ciclismo esportivo, ou nas pedaladas do cotidiano, estamos involuntariamente contribuindo para a manutenção do equilíbrio ecológico, uma vez que a bicicleta é um meio de transporte “limpo”, que não emite CO2, ou nenhuma outra substância nociva.
É importante lembrarmos também das responsabilidades dos ciclistas nos dias de passeios em trilhas, parques e locais abertos de livre contato com a natureza. Guardar o lixo para descarte em lugar correto, não sujar ou poluir rios e afluentes, são cuidados básicos e de extrema importância para a preservação das paisagens que tanto amamos nos aventurar.
Feliz dia do meio ambiente para todos nós! A Audax com você, em busca da conscientização!